CACHOEIRA DO TABULEIRO - MG


 A cachoeira do Tabuleiro fica no distrito de mesmo nome, pertencente à cidade mineira de Conceição do Mato Dentro (clique para ver a postagem) a cerca de 180 km de Belo Horizonte. É a terceira maior cachoeira do Brasil com 273 metros de queda livre, em meio a um paredão de pedras.


Para se chegar à cachoeira o viajante precisa fazer uma caminhada por 1 hora e meia, andando boa parte pelo leito do rio, se for épocas de chuva a caminhada pode ser ainda mais difícil. A cachoeira impressiona pelo seu tamanho e dependendo da época o volume de água é grande impressionando ainda mais. Já na época de estiagem, a cachoeira pode ficar com um volume de água pequeno, a água desaparece em meio a queda, mesmo assim é muito bonito de se ver, em qualquer época vale e muito visitar a cachoeira do Tabuleiro.


Na base da cachoeira se encontra um poço incrível para banho é bom lembrar que ele é bem fundo. É possível também fazer um passeio e chegar a cachoeira em sua parte alta, esta caminhada é mais demorada, mas muito bela, em cima da cachoeira tem o rio que forma diversas piscinas naturais.


Hoje em dia tem um controle para entrar no parque e visitar a cachoeira, podendo no Maximo 150 pessoas por dia entrar. É cobrada uma taxa de R$ 5,00 que inclui seguro contra acidentes leves ou fatais. Lembrando que sempre é importante estar acompanhado de guias locais para os passeios nas trilhas da região.

O Vilarejo

O vilarejo do Tabuleiro é um lugar muito tranqüilo, os moradores estão sempre dispostos a ajudar os visitantes (pelo menos quando estive na vila senti isso). O lugar é muito pobre e o povo muito simples, mas simpáticos e hospitaleiros. Tem no lugar mercadinho e alguns bares, sempre é bom estar com dinheiro trocado pois no lugar não circula muitas notas, e se estiver de carro abasteça em Conceição do Mato Dentro que fica a 20 quilômetros de distancia do vilarejo. No vilarejo se encontram outras cachoeiras tão belas quanto a do Tabuleiro que sem duvida é a maior atração do local. Se você ficar varios dias na vila não perca a oportunidade de conhecer outras atrações da região


13 comentários:

Filosofia Caseira de Andinho Yankee disse...

É um sonho esse lugar, um convite a qualquer pessoa com bom senso. O clima parece ser agradável, a beleza é incomensurável.
Fico feliz por ainda existirem locais tão bonitos em meio a tanta destruição que presenciamos.

Maior inveja de vc. :D

parabens pelo post e pelo blog.

andersonyankee.wordpress.com
@andinhoyankee

Afonso Júnior disse...

Putz.. Mto bom... Mto!
Quero ir!

Ravi Barros disse...

Sou muito fã de Minas sem sequer ter ido até lá, enfim, um paraíso na Terra, as fotos deixam a gente com mais vontade de conhecer.

Unknown disse...

muito show cara quano meus amigos descobrem q morei em minas e nunca fiz estrada real eles queremme bater f ico muito boa postagem muito bom mesmo

Macaco Pipi disse...

eu ja nadei ali!

Sáimon Rio disse...

Parabéns pelo blog e exímios registros... felizes aqueles que podem conhecer lugares tão agradáveis como esses!

S.Rïver
http://saimonrio.blogspot.com
http://www.youtube.com/riuhpvh

Amandita disse...

Visitar Minas Gerais é fazer um mergulho no passado. Os vales e montanhas daqui fazem com que a gente se sinta como os antigos desbravadores desse brasilzão.

Moro há dois anos no Sul de Minas e conheço algumas cidades do Triângulo, mas ainda quero conhecer a Minas histórica (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes....).

Seu blog é ótimo e inspirador.
Amanda Paz
http://maesso.wordpress.com

Paulinho Rahs disse...

Otima dica, ainda quero visitar Minas Gerais, que é um estado que eu tenho muito respeito e carinho.

Muito bom blog, parabens pelo teu trabalho cara, com dedicação como a tua se vai longe

Sucesso e fica com Deus
http://demoniosdadecada.blogspot.com/

Taís Ronchi. disse...

lindissimo lugar!

ecogameleira disse...

Bão dimais da conta sô!
Parabéns pela matéria, fotos e aventura nas maravilhas do quintal da nossa casa onde estão as maiores cachoeiras do Brasil.
Está convidado na próxima oportunidade a tomar um café a conhecer nossa arvore gameleira com mais de 300 anos na Pousada Gameleira aqui no Tabuleiro.
Forte abraço e muitas aventuras.
Inté, Samuel - Pousada Gameleira

Blog UaiMeu! disse...

Já fui lá! Pq eu sou mineira, uai! kkkkkk linda demais minha terra só!

Passa lá?
http://uaimeu10.blogspot.com/

Anônimo disse...

deve ser muito legal ai

Macelo disse...

Muito bonito o nosso Brasil.
O que faz da vida......pra ser tão rodado assim....me da umas dicas amigo...
Abraços!

Postar um comentário

Curta e compartilhe nossa página no Facebook!