CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
"capital mineira do ecoturismo"

(Matriz Nossa Senhora da Conceição - Foto: Fábio C. Durso)

A cidade de Conceição do Mato Dentro tem suas origens no início do séc. XVIII, quando em 1702 o sertanista Gabriel Ponce de Leon ali se estabeleceu para explorar as lavras de mineração, enfrentando os temidos índios Botocudos. Nessa época foi construída a primeira capela dedicada á padroeira N.S. da Conceição. No início chamava-se Conceição do Serro, vindo posteriormente a receber o nome atual de Conceição do Mato Dentro.

(Mirante natural - Colina da Paz)

A cidade se encontra aos pés da Serra da Ferrugem, entre o Parque Nacional da Serra do Cipó e o Parque Estadual do Pico do Itambé. Apesar de pertencer ao Circuito Serra do Cipó, é a porta de entrada para o Circuito dos Diamantes, incrustada num dos mais belos trechos da Estrada Real, antecedendo as cidades do Serro e de Diamantina.


A cidade ainda mantém vários casarões da época colonial, entre eles o casarão da Prefeitura, o sobrado da Casa de Cultura, a antiga Cadeia e Câmara, o Colégio São Joaquim, a casa de Alphonsus de Guimarães, além de vários outros casarões residenciais.


Contudo, o que mais chama atenção ao visitante na cidade são as Igrejas, entre elas o Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, a Matriz de N.S. da Conceição, a Igreja do Rosário e a Capela de Santana. O prédio do Mercado Municipal, após restaurado, vem sendo outro ponto de referência na cidade. Além do centro urbano, a cidade possui Distritos na zona rural de grande importância histórica como Córregos e Tapera, os quais possuem núcleos anteriores à própria cidade.

 
(cachoeira do Tabuleiro - 3ª maior do Brasil com 273 metros de queda livre - Foto: Fábio Durso)

Atualmente a cidade é conhecida como a “Capital Mineira do Ecoturismo”, tendo em vista o grande número de atrativos que possui. Sua principal referência é a Cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros de queda livre, a 3ª maior do país e considerada por muitos como a mais bonita. Encontra-se inserida no Parque Municipal Ribeirão do Campo, a 18 km da cidade. A cidade possui quase 100 cachoeiras, valendo destacar a do Peixe Tolo (200 m), Rabo de Cavalo (120 m), Três Barras (30 m), Mutambo (30 m), Zé Cornicha, além do Poço Pari e do Piraquara, dos Balneários do Baú e das Águas Quentes. Vale ainda conhecer o Lago Azul, o Poço Proibido e a cachoeirinha das Ninfas, além do belo Canyon do Peixe Tolo na APA da Serra do Intendente. 

(Poço Proibido e cachoira Rabo de Cavalo 120m)

O visitante não pode deixar de fazer uma caminhada na silenciosa Colina da Paz, local com sítios de pinturas rupestres, e ver o belíssimo por do sol no Salão de Pedras, ambos localizados no Parque Municipal do Salão de Pedras, local de prática de mountain bike e trekking, além de ser considerado a melhor área do mundo para a prática do boulder.

(Cachoeira Três Barras/ Salão de Pedras )

As noites conceicionenses são sempre regadas a um bom papo num dos vários barzinhos da cidade, ouvindo boa música e comendo o irresistível Pastel de Angu, prato típico da cidade. Em Conceição do Mato Dentro, entre religiosas e profanas, há opções de festas o ano inteiro; do Rosário, de São Sebastião, Carnaval, Jubileu do Bom Jesus(instituído em 1787), o Projeto Matriz, o Festival da Cachaça, e várias outras. 

COMO CHEGAR EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO:

 Em Belo Horizonte, deve-se seguir rumo à região Norte da capital pela rodovia estadual MG-010. Seguindo pela mesma rodovia o percurso corta a cidade de Lagoa Santa e segue em direção à Serra do Cipó que está a 73 km do município. São aproximadamente 168 km de estrada, sendo todo o percurso asfaltado. Outra via de acesso à cidade é feita também pela MG-010 que liga Conceição á cidade do Serro a 60 km num percurso de estrada de terra, e à Diamantina a 145 km de Conceição por estrada asfaltada a partir do Serro. 

Texto de: JD - Fotos: Fábio Cabral Durso


26 comentários:

Rubi disse...

Que lugar maravilhoso!
Temos que valorizar nosso país, eu pelo menos não conhecia esse lugar e fiquei encantada.

Parabéns pelo trabalho.

Jojô disse...

Amooooor!!! Vc sempre se supera. Que fenônemo vc é. Continue assim e irá cada vez mais longe... Vc sabe que tem talento e realmente merece! E o Poço "Proibido", que deve ser o "Mais Gostoso"...
Parabéns!!! Amo mt vc!

BrennO disse...

Conserteza e belo mesmo!
sou de pedra azul. não sei se conhecer mais moro no es a um bom tempo =D
Mais o que mais admiro sao as cachoeiras muito lindo =D parabéns.

Renan disse...

Parabens parceiro...

Os melhores lugares....

Adorei...

Viccitor disse...

maravilhoso! ainda vou fazer esse percurso de bicicleta

parabéns pelo blog

diogo disse...

cidade linda!

Rubi disse...

Já estive aqui mas não me canso de ver as fotos.

AnaCamila - DaqueeleJeito disse...

Uau que delícia de blog...
bom pra quem, como eu, adora viajar...
beijos =*

- I Believe it. disse...

Que lugar maravilhoso, simplesmente encantador

Vinicius Ferrari disse...

que liindo esse lugar cara.

e o nome é bem original. OPASKS

eu ainda vou ter dim dim pra tirar ferias com uma mochila nas costas e visitar esses lugares magnificos. <o//

Samir disse...

Belas fotos, lugaresl indos. Seu blog é bem original. Voltarei mais vezes.

Láh/ disse...

Nada melhor que viajar né? :)

Linda a cidade! As cachoeiras parecem ser maravilhosas!! *_*
Parece ser uma cidade bem pacata! ^^

_

Se vc se interessar, visite o Delírios e Paranóias! :)

Kah Inacio disse...

Sempre quiz conheçer lugares incriveis e diferentes . esse lugar me deixou com mais vontade ainda de sair por ai viajando ,
http://www.blogescolhas.co.cc/

Edmo da Cunha Pereira disse...

Muito legal. Vou levar algumas informações para o meu site. Posso? http://serromg.blogspot.com Sempre posto informações sobre as cidades da região. Abç.

Juliana Araújo disse...

Maravilhoso!! O blog tbm está bastante clean, de muito bom gosto. Depois passa no meu para dar sua opinião:
http://porondeufui.blogspot.com/2010/12/serra-do-cipo.html

Abraço e parabéns!

daniel augusto disse...

Olá Fabio,
Adorei as fotos de Conceição de Mato Dentro, qualquer feriado desses quero conhecer a cachoeira do tabuleiro. Em 2009 estive em lapinha da serra e lá os moradores me informaram do percuso lapinha da serra á cachoeira do tabuleiro, deve ser super bacana.
abraços
Namastê

Barbara Nonato disse...

Acho incrível esse teu cuidado em detalhar tão bem as cidades que visita. Os artigos ficam ricos em informação e imagens, tudo de muito bom gosto.
Conceição do Mato Dentro, diferente de Milho Verde, eu conheço de nome, mas tuas imagens mostram que é mais um lugar belíssimo. Visitar teu blog é como viajar também! Gosto muito disso e dos teus relatos.

Fofoc@ Elitizada disse...

rrrsssss Eu sou o fofoqueiro oficial da cidade, poderia ter me procurado, iria sair daqui sabendo de coisas cabeludas.Essa é minha arte, este é o meu oficio.

Unknown disse...

OLA FABIO,AMEI BLOG AS MARAVILHA DAS MINAS GERAIS,EU SOU DE CONCEIÇAO DO MATO DENTRO,AMO MINHA CIDADE,A HORA MORO EM ESPANHA,MA JA ESTOU LOUCA PARA VOLTAR PARA MINHA TERRINHA MARAVILHOSA.
TE DEIXO MEUS PARABENS POR ESSE SEU TRBALHO MARAVILHO.
UM GRANDE ABRAÇO.
ANA LUCIA SIMOES.

Tamires Santos disse...

Lindo o lugar, muito bacana mesmo...

Parabéns pelo blog, está ótimo.

Bj.

Misunderstood

Anônimo disse...

como sempre levando informaçoes sobre otimos locais p/ se fazer uma viajem.. está de parabéns pelas postagens e pelo blog que tem uma linguagem simples e é de muito boa navegaçao (#promoção)

Anônimo disse...

como sempre levando informaçoes sobre otimos locais p/ se fazer uma viajem.. está de parabéns pelas postagens e pelo blog que tem uma linguagem simples e é de muito boa navegaçao

ass douglas cezar felicio
(#promoção)

Anônimo disse...

Olá...

Cara, estou indo a MG em julho e gostei muito do post dessa cidade - já venho acompanhando o blog há algum tempo - principalmente a foto da Poço Proibido. Qual a viabilidade de ir até lá sem carro? Farei a viagem sozinho, então dependo das minhas pernas porque boa vontade eu tenho. Fica longe indo de Diamantina?

Abraço e parabéns mais uma vez!

gavioesnene disse...

Muito lindo mesmo!

Cida disse...

Oi Fábio,Vc descreve muito bem,em palavras e imagens Conceição do Mato Dentro que me bateu uma saudade grande de lá.Parabéns,gostei do seu blog e vou continuar visitando,abraço.

Anônimo disse...

Realmente Conceição do Mato Dentro é muito interessante, tenho familiares que moram lá e sempre que dá saio de BH e vou pra lá passar o final de semana. Vale a pena conhecer!!

Postar um comentário

Curta e compartilhe nossa página no Facebook!